PÚBLICO ALVO

Técnicos, Supervisores, Planejadores e Programadores de Manutenção; Programadores, Operadores e Supervisores de Produção; Engenheiros de Manutenção.

OBJETIVOS

Capacitar os participantes na aplicação em métodos e técnicas cujo foco é a prevenção de falhas/defeitos, a redução dos tempos de reparo, o melhoramento da segurança e a garantia da disponibilidade com base nas metas de produção.

PROGRAMA

A – FERRAMENTAS APLICADAS

• Conceitos Básicos de Confiabilidade, Mantenabilidade e Disponibilidade: frequência de falhas, taxa de falhas, MTTR, MTBF. Exemplos e Exercícios. Neste módulo serão apresentadas as principais configurações de um sistema e/ou equipamentos, assim como, o aumento da confiabilidade com base nas modificações das configurações.
• FMEA (Modos de Falha e Análise dos Efeitos): introdução, conceitos básicos, formação de equipes, aplicação, função, falha funcional, sintomas, modos de falha, causa provável, frequência das falhas, efeito, consequência, risco dos modos de falha, ações recomendadas e recursos necessários. Neste módulo iremos analisar os modos de falhas dos equipamentos, suas causas prováveis e as ações a serem recomendadas para bloquear as causas prováveis, assim como, reduzir o risco de falhas. Trabalho Prático.
• FMECA (Modos de Falha, Efeito e Análise da Criticidade): Conceitos, Desenvolvimento e Aplicação. Exemplo Prático. Neste módulo apresentaremos a metodologia para identificarmos, de forma quantitativa, quais são os equipamentos que apresentam a maior criticidade num sistema.
• FTA (Árvore de Falhas): conceitos básicos, construção da árvore, símbolos e definições, e procedimentos para desenvolvimento das árvores de falhas. Neste módulo apresentaremos a metodologia básica para a análise de segurança (risco) com base nos eventos que concorrem para a ocorrência de um evento indesejado num sistema. Exemplo Prático.
• Ciclo PDCA: Conceitos básicos e utilização no gerenciamento de atividade de manutenção. Neste módulo apresentaremos suas 08 fases (identificação do problema, observação, análise, plano de ação, execução, verificação, bloqueio efetivo, padronização e conclusão).
• Estratificação: Conceitos básicos e utilização para separar as falhas em suas diversas partes de forma a resolver cada parte até que se tenha eliminado todo o problema.
• Diagrama de Pareto: Conceitos básicos e sua utilização para analisar um problema e focalizar a atenção naquilo que é prioritário.
• Brainstorming: Conceitos básicos e utilização para obtenção de informações e idéias baseada no conhecimento dos funcionários e experiências em suas atividades.
• Diagrama de Causa e Efeito (Ishikawa): Conceitos básicos e utilização para estruturar hierarquicamente as causas potenciais de um determinado problema ou oportunidade de melhoria.
• Metodologia GUT Gravidade, Urgência e Tendência: Conceitos básicos e utilização para definir prioridades dadas as diversas alternativas de ação. Os problemas são classificados e hierarquizados conforme seu grau de importância.
• Metodologia dos 5 Porquês: Conceitos básicos e utilização para identificação da causa raiz do problema.
• Metodologia 5W2H: Conceitos básicos e utilização para elaboração de planos de ação e mapeamento das atividades.

B- CONTEÚDO
• Introdução sobre Falha
• A Evolução da Manutenção/Os Desafios da Manutenção
• Conceitos Gerais de Manutenção
• Tendências Mundiais da Manutenção
• Manutenção de Classe Mundial
• A Confiabilidade Aplicada na Engenharia de Manutenção
• Mudanças/Paradigmas
• Missão e Objetivo da Manutenção
• Tipos de Manutenção
• Conceito de Quebra/Falha
• Fluxograma dos Processos
• Árvore e Curva da Falha Funcional
• Procedimento Operacional
• A Confiabilidade e a Disponibilidade
• Matriz de Aplicação de Análise de Falha
• Exercícios Práticos utilizando das metodologias em um formulário para detecção de causa raiz da falha

INSTRUTOR

EDUARDO JOSÉ AVI JUNIOR


MBA Gerência da Engenharia da Manutenção PAS55/ ISO 55.000, Pós-Graduado em Gestão de Processos Industriais, Graduado em Engenharia de Produção Mecânica. 35 anos de vivência profissional sendo 20 anos de experiência em Gestão Industrial: Qualidade, Logística, PCP, Manutenção, Produção, Processo e Estoque de Materiais, em cargos de Coordenação, Supervisão e Gerência. Proprietário da empresa AVI Gestão Industrial e Treinamentos Ltda, uma empresa de consultoria industrial. Por meio de uma gestão orientada à resultados satisfatórios, ela avalia e dimensiona, para então apresentar ao cliente o projeto mais adequado para o seu desenvolvimento e satisfação. Utiliza práticas de gestão de ativos (PAS55/ ISO 55000), manutenção de quarta geração, produção, processo, engenharia, logística e qualidade, afim de prover soluções práticas, inovadoras e inteligentes.
Professor da Cadeira de Análise de Falhas, Gerenciamento Estratégico da Manutenção, MCC Manutenção Centrada em Confiabilidade, KPIs Indicadores Chave de Desempenho e Gestão Orientada para Resultados no curso de Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção na Faculdade GAP de Goiânia/Anápolis. Professor pela Associação Brasileira de Manutenção ABRAMAN – SP na Matérias: Análise de Falhas, Manutenção Centrada em Confiabilidade, Planejamento e Controle da Manutenção, Gestão Orientada para Resultados KPIs, Custos da Manutenção. Professor pela Eventos Eficácia / AVI – SP nas Matérias: Análise de Falhas, Manutenção Centrada em Confiabilidade, Planejamento e Controle da Manutenção, Gestão Orientada para Resultados KPIs, Custos da Manutenção, Gestão de Pessoas, Dinâmicas de Grupo Orientadas para Resultados Financeiros e Produtivos.
Implementação de Gestão de Ativos PAS55, Manutenção de Classe Mundial e Treinamentos nos segmentos de: Usinas Sucroalcooleiras, Mineradoras, Autopeças, Químicas, Hospitais e Metalúrgicas. Implementação, Coordenação e Validação de Sistemas de Qualidade ISO 9001:2008, ISO TS 16949, VDA 6.3, QSB, FIEV e ISO 14001; Artigos técnicos publicados em sites relacionados a área de gestão industrial.

INFORMAÇÕES GERAIS:

LOCAL
Instituto de Engenharia.
Av. Dr. Dante Pazzanese, 120
(O local dispõe de restaurante e de estacionamento, pagos diretamente pelos participantes - não incluídos na taxa de inscrição).
Vila Mariana – São Paulo – SP

DATA
21 a 23 de novembro de 2017

CARGA HORÁRIA:
Das 8h00 às 17h00 - 24 horas-aula

TAXA DE INSCRIÇÃO
R$ 1.600,00

A taxa de inscrição inclui:
• Material didático;
• Exercícios;
• Coffee-break (manhã e tarde) nos três dias do curso.

Coordenação
Os cursos ministrados pela Eventos Eficácia, são programados e têm o seu desempenho técnico acompanhado por um Comitê Técnico formado por profissionais de diversos segmentos industriais e por professores universitários.

Inscrições
As inscrições serão recebidas pela Eventos Eficácia até com 72 horas do início do treinamento, de acordo com as vagas disponíveis. Deverá ser preenchida a ficha de inscrição, indicando o curso que se pretende freqüentar e remetida para a EVENTOS EFICÁCIA através do site www.eventoseficacia.com ou para o e-mail: treinamento@eventoseficacia.com Para inscrição de mais que um participante de uma mesma empresa, a ficha poderá ser xerocopiada.

Cancelamento da Inscrição
Não haverá cancelamento de inscrição, podendo, no entanto, ser feita a substituição por outra pessoa, desde que formalmente comunicado com 72 horas do início do curso. A EVENTOS EFICÁCIA reserva-se o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido número mínimo de participantes que o viabilize.

Vagas
Limitadas, obedecendo-se ao critério de ordem de recebimento de inscrições.

Forma de Pagamento
As inscrições através de empresas serão pagas através do sistema de compensação (boleto bancário encaminhado EVENTOS EFICÁCIA, pagável em qualquer banco. Por favor, ao preencher a ficha de inscrição, informe a quem deverá ser encaminhado esse documento. A EVENTOS EFICÁCIA, de acordo com a Lei, encaminhará NOTA FISCAL (a empresa está enquadrada no SIMPLES NACIONAL).

Certificado
Será fornecido um certificado de freqüência para um mínimo de 80% de comparecimento.

Transporte e Estadia
As despesas com transporte, estadia e refeições correrão por conta dos participantes e as reservas em hotéis na Cidade de São Paulo deverão ser providenciadas diretamente pelos interessados. Como referência hoteleira, indicamos o Hotel Green Place, localizado na Rua Dr. Diogo de Faria, 1201, telefone (11) 5081-9150.

Imposto de Renda: Eventos Eficácia está enquadrada no SIMPLES NACIONAL.

REALIZAÇÃO

Telefone (11) 2212-0642 e 3663-2363
e-mail: treinamento@eventoseficacia.com

 

 

 

 

Análise de Falhas - Metodologia e Aplicação Prática
São Paulo, 21 a 23 de novembro de 2017

NOME COMPLETO:

EMPRESA:

RAMO DE ATIVIDADE DA EMPRESA:

CARGO:

SIGLA DO DEPTº:

ENDEREÇO:

BAIRRO:

CEP:

CIDADE:

  UF:

TELEFONE:

RAMAL:

CELULAR:

E-MAIL DO PARTICIPANTE:

CNPJ:

INSCRIÇÃO ESTADUAL:

NOME PARA O CRACHÁ:

ENVIAR BOLETO BANCÁRIO E NOTA FISCAL A/C DE:

SIGLA DO DEPTº:

E-MAIL DO RESPONSÁVEL:

LOCAL/DATA: